16 setembro 2014

Diversas coisinhas, incluindo política

A vida segue mais rápido do que meu espírito a assimila. Por falar nisso, quando viajo, lembro-me da historinha dos índios que auxiliaram um branco em uma expedição. Primeiro dia, seguiram o caminho, andaram e andaram. Segundo e terceiro dia caminhada repetida. Já no quarto dia os índios decidiram não ir naquele dia. O branco perguntou o motivo e eles responderam: Nosso corpo caminhou demais, nosso espírito ficou para trás, precisa nos alcançar.

...

Acho que só os loucos, como eu, perceberam que as irreverências e safadezas do mundo político são inerentes a nós, os humanos. Não tem para onde fugir. Somos bombardeados pela caricatura de nós mesmos. Aqui, tem candidato que foi governador por 8 meses, era vice, e recebe R$ 9 MIL de 'aposentadoria'. Ele explicou dias atrás que era legal, não seria ele que iria questionar, talvez não aprovasse tal lei, mas daí a rejeitá-la. E eu pensando com meus botões, nove milzinho na conta de grátis todo fim de mês, e lícito, será que eu na minha avançada inicial meia idade, desistiria de tal benesse? Então.

...

Ainda sobre política, não sendo eu tão chato, ou como diria um ser do além que um dia me disse ser minha rede relacional deveras retraída e inexpressiva, talvez pela raiva da filha feia dele ter sido apaixonada por mim na sua adolescência, sinto vontade de candidatar-me. Não para salvar a saúde, educação ou segurança, coisas 'insalváveis', mas talvez para não ser eleito, mas como disse o Levi Fidélix (que se parece com meu querido sogro), só para incomodar e levar à reflexão.

...

Minha vozinha me ensinou o que ensinou aos seus filhos, que o caminho a ser seguido é árduo e demanda esforço. Palavras dela: "Se lá na frente você me encontrar no seu caminho te atrapalhando, passe por cima e siga em frente". Aí vem Jesus e diz: se um desconhecido tá na beira do caminho jogado, trate-o e ame-o. Se um seguidor dele não cuida da sua família, é pior que o que não o segue. 

...

Situações complexas do dia a dia estas, que necessitam da nossa compreensão, atenção e reflexão. Amemos, como se não houvesse amanhã, como aquele que deu sua vida por amor, e morte de cruz.





Nenhum comentário: